Irmãos e amigos

Como evitar o ciúme entre os filhos

Quando as crianças são pequenas, os irmãos podem ter ciúme uns dos outros. Cabe aos pais cuidar para que os filhos entendam que não há diferenças entre eles. Além de melhorar a relação, isso abre espaço para a criação de uma cumplicidade entre os irmãos, extremamente benéfica para o desenvolvimento interpessoal deles fora de casa. Afinal, a influência entre os irmãos é tão importante quanto a dos pais.

Uma pesquisa da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, revela que, enquanto os pais transmitem os valores morais, com o irmão há mais chances de uma criança aprender, por exemplo, a ser popular na escola ou a ter mais jogo de cintura diante de algumas situações.

Para que isso ocorra, contudo, é necessário que o relacionamento entre irmãos seja baseado na amizade e no companheirismo. Esse vínculo pode ser adquirido dentro de casa, com o auxílio dos pais, quando superam-se as reações normais de ciúmes da infância. Veja, abaixo, como ajudar a cultivar uma boa relação entre os filhos.

- Jamais compare seus filhos, pois eles são sempre muito diferentes um do outro.

- Ao elogiar os pontos fortes de cada um, os pais estimulam a admiração mútua entre os irmãos.

- É normal o pai ou a mãe ter mais afinidade com um ou outro filho, mas não demonstre essa preferência.

- É comum haver um filho mais quieto, que parece não precisar de tanta atenção. Mas não descuide dele e dedique a mesma atenção dada ao(s) outro(s).

- Quando as crianças brigam, às vezes há relação com o ciúme. Identifique o motivo e tente barrar as situações de conflito.

- A amizade entre os irmãos é única e essa ideia deve ser passada para os filhos. Se for o caso, conte sobre os seus irmãos e mostre exemplos em outras famílias.

- Uma maneira de extravasar a energia agressiva do ciúme são as atividades artísticas. Estimule as crianças a usarem massinha de modelar, argila, pinturas com guache, dentre outros.

- Jogos e brincadeiras em equipe são ótima maneira de melhorar a relação entre as crianças.

- Brigar também é saudável. Deixe que as crianças entrem em conflito, às vezes. Mas tome cuidado para elas não ultrapassarem os limites do bom senso e do respeito.

Categorias: Família, Tags: , , ,

Sobre GrupoCaixaSeguros

O Grupo CAIXA SEGUROS é uma instituição 100% dedicada à proteção da família brasileira, oferecendo produtos de qualidade a preços acessíveis, nos ramos de seguros, previdência, capitalização e consórcios. Somos uma empresa privada, sim, mas com o compromisso social de uma empresa pública, pois temos a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – maior agente de políticas públicas do governo federal brasileiro – como acionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ quatro = 13

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>