Mitos e verdades sobre o uso da geladeira

Secar roupas na grade do motor, não colocar alimentos quentes no interior, encostar ou não o eletrodoméstico na parede… Existem muitas teorias sobre a melhor maneira de conservar e prolongar a vida útil da geladeira, mas nem todo mundo sabe realmente o que é mito ou verdade. Para acabar com as dúvidas, confira os questionamentos mais comuns sobre esse eletrodoméstico.

É ruim encostar a geladeira em móveis ou na parede da cozinha? 
Sim. Recomenda-se deixar cerca de 35 cm de espaço atrás e nas laterais do equipamento para o calor do motor dissipar.

Posso ligar a geladeira logo após o seu transporte? 
Não. O motor possui óleo lubrificante e quando o eletrodoméstico é inclinado, esse óleo se movimenta, podendo obstruir os dutos de gás. Se a geladeira for ligada depois do transporte, pode sofrer danos irreparáveis. O ideal é esperar duas horas antes de ligá-la novamente.

Faz mal abrir a geladeira várias vezes ao dia? 
Sim. Quando aberta a geladeira recebe o calor externo dentro dela. Como o interior tem de ficar gelado, o eletrodoméstico precisa trabalhar mais para esfriar o ar que entrou. Quanto mais vezes isso for feito, maior o gasto de energia e mais cara fica a conta de luz.

Guardar alimentos quentes na geladeira estraga o eletrodoméstico? 
Sim. Para manter o interior frio haverá sobrecarga do compressor e maior consumo de energia. Além disso, a vasilha quente trocará calor com outras vasilhas, alterando o estado de conservação dos alimentos que já estavam na geladeira.

Posso secar roupas atrás da geladeira? 
Não. As grades são dutos por onde passa o fluido que tira o calor de dentro da geladeira e o dissipa no ar. Roupas úmidas sobre esses dutos dificultam a dissipação do calor. Isso diminui a capacidade de resfriamento, compromete a vida útil do motor e eleva o consumo de energia.

Funciona acelerar o degelo do congelador com o secador de cabelos? 
Sim. Mas é preciso tomar alguns cuidados: use sapatos com sola de borracha e evite direcionar o ar quente para os alimentos no freezer, para não alterar seu estado de conservação.

Categorias: Casa, Tags: ,

Sobre GrupoCaixaSeguros

O Grupo CAIXA SEGUROS é uma instituição 100% dedicada à proteção da família brasileira, oferecendo produtos de qualidade a preços acessíveis, nos ramos de seguros, previdência, capitalização e consórcios. Somos uma empresa privada, sim, mas com o compromisso social de uma empresa pública, pois temos a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – maior agente de políticas públicas do governo federal brasileiro – como acionista.

4 comentários

  1. Flavio Francisco Borges

    Bom saber essas dicas,fim de ano vou comprar uma geladeira e já sei como preserva lá

  2. ANITA

    São coisas simples, mas que precisamos saber. Hoje mesmo abri uma geladeira Eletrolux numa loja e lá estavam essas dicas. Legal! Para tirar o cheiro de geladeira nova é só pôr uma vasilha com pó de café(usado mesmo), fechar e deixar de um dia para o outro. Dizem que carvão também funciona, mas não testei.

  3. Alberto

    Esquece a geladeira aberta por mais de 12 horas… Quais os problemas que posso esperar da mesma! Obrigado…

    • GrupoCaixaSeguros

      Olá Alberto, tudo bem?
      Esquecer a porta aberta causa um superaquecimento do motor e mal funcionamento do compressor porque ficou um longo tempo trabalhando sem parar. Quando acontecer isso, o ideal e deixá-la descansar por umas 4 horas para que o motor volte a uma temperatura mais baixa e ligar com uma temperatura mais quente. Espere 24 horas para colocar na temperatura normal de funcionamento.
      Se mesmo assim notar algum problema na geladeira, consulte um técnico.
      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


− 1 = um

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>