Como caiar paredes

Fazer pintura com cal é uma boa alternativa para áreas externas, principalmente se você é daquelas pessoas que gosta de mudar com frequência as cores da casa. A pintura caiada só pode ser aplicada em superfície que não esteja pintada com outros tipos de tinta. Barata, fácil de preparar e de aplicar, cria um efeito rústico que combina muito bem em muros de jardins e quintais. Veja como fazer pintura caiada.

1. Coloque a cal em um balde grande e acrescente água na proporção de 24 litros para cada saco (8 kg). Misture bem e deixe descansar por 24 horas para garantir que a tinta fixe bem na superfície pintada.

2. Depois, adicione 150 ml de óleo de linhaça e 1 litro de cola branca para cada 8 quilos de cal (coloque primeiro o óleo e misture, e depois a cola). Quando estiver bem misturado, despeje a cor escolhida e mexa até ficar bem homogêneo.

3. Antes de pintar, limpe a parede com uma escova de aço para retirar toda a sujeira e passe espanador de pó.

4. Use um rolo para pintar e dê acabamento nos cantos com um pincel. Se sobrar tinta, guarde-a em recipiente com tampa, pois ela dura muitos anos. Na hora de usar, basta umedecer com um pouco de água.

Casas de material de construção vendem os pigmentos para colorir a cal. Dependendo da cor pretendida é necessário misturar duas ou mais cores.

A caiação dá um efeito rústico e não fica lisa e perfeita como a pintura com tinta convencional. Portanto, certifique-se de que gosta desse tipo de pintura antes de colorir a parede.

Categorias: Casa, Tags: , ,

Sobre GrupoCaixaSeguros

Somos a Caixa Seguradora, uma empresa que se preocupa em cuidar de você e assegurar suas conquistas. A credibilidade e o comprometimento da marca Caixa contribuem para que a gente democratize cada vez mais produtos como seguros de vida e auto, previdência complementar, consórcios imobiliário e de veículos, títulos de capitalização e seguros saúde e odontológico. E, para que isso aconteça, investimos muito em inovação. Caixa Seguradora é pra você, sim!

1 comentário

  1. beatriz hanna

    Sempre usei paredes caiada, mas os pintures de paredes NAO gostam de fazer por considerar muito rústico e resultado duvidoso.
    Finalmente encontrei um que topou fazer a fachada de minha casa.
    Na cor terra, meio manchado, típico das casas da Toscana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 − quatro =